Os sete saberes necessários à educação do futuro
Os sete saberes necessários à educação do futuro.
Edgar Morin
1- As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
...conhecer o que é conhecer, examinar sua natureza pra enfrentar o erro e a ilusão, desenvolver o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições psíquicas como culturas que nos conduzem ao erro e a ilusão.
2- Os princípios do conhecimento pertinente, contexto.
Um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto ( o conhecimento fragmentado em disciplinas não opera vinculo entre as partes e a totalidade) Desenvolver a aptidão natural do espírito para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto.
É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.
3- Ensinar a condição humana,
O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural,social, histórico.
Unidade e complexidade humana, reunindo conhecimentos dispersos nas ciências da natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia.
Elo indissolúvel entre a unidade e a diversidade de tudo que é humano.
4- Ensinar a identidade terrena, o destino Planetário do gênero humano, o desenvolvimento dessa era.
A história dessa era inicia com a comunicação entre os continentes sec XVI, Todas as partes do mundo se tornaram solidárias, e Tb opressões e dominações.
5- Enfrentar as incertezas – incluir o ensino das incertezas que surgiram nas ciências físicas (microfisicas, termodinâmicas, cosmologia); nas ciências da evolução biológica e ciência histórica.
Enfrentar os imprevistos, inesperados e a incerteza e modificar seu desenvolvimento, aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquipélagos de certezas; Esperar o inesperado para enfrentá-lo.
6- Ensinar a compreensão, meio e fim da comunicação humana pede a reforma das mentalidades: a obra para a educação do futuro.
Relações humanas, compreensão entre os seres, estudar as causas do racismo, xenofobia, do desprezo, educar para a paz.
7- A ética do gênero humano.
Individuo e sociedade, espécie formam a cidadania terrestre.
Todo desenvolvimento humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.
Estado e individuo, relação de controle mútuo, sociedade e individuo pela democracia e assim conceber a comunidade planetária.
Contribuição de nossa amiga, mentora, parceira e incentivadora...
Maria Abadia Silva
https://interacaosistemica.blogspot.com