Os sete saberes necessários à educação do futuro

30/06/2011 13:01

 

Os sete saberes necessários à educação do futuro.

Edgar Morin

 

1-     As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.

                   ...conhecer o que é conhecer, examinar sua natureza pra enfrentar o erro e a ilusão, desenvolver o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições psíquicas como culturas que nos conduzem ao erro e a ilusão.

 2-   Os princípios do conhecimento pertinente, contexto.

                         Um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto ( o conhecimento fragmentado em disciplinas não opera vinculo entre as partes e a totalidade) Desenvolver a aptidão natural do espírito para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto.

É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.

 

3-     Ensinar a condição humana,

                         O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural,social, histórico.

Unidade e complexidade humana, reunindo conhecimentos dispersos nas ciências da natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia.

Elo indissolúvel entre a unidade e a diversidade de tudo que é humano.

 

4-   Ensinar a identidade terrena, o destino Planetário do gênero humano, o desenvolvimento dessa era.

                         A história dessa era inicia com a comunicação entre os continentes sec XVI, Todas as partes do mundo se tornaram solidárias, e Tb opressões e dominações.

 

5- Enfrentar as incertezas – incluir o ensino das incertezas que surgiram nas ciências físicas (microfisicas, termodinâmicas, cosmologia); nas ciências da evolução biológica e ciência histórica.

                         Enfrentar os imprevistos, inesperados e a incerteza e modificar seu desenvolvimento, aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquipélagos de certezas; Esperar o inesperado para enfrentá-lo.

6- Ensinar a compreensão, meio e fim da comunicação humana pede a reforma das mentalidades: a obra para a educação do futuro.

                         Relações humanas, compreensão entre os seres, estudar as causas do racismo, xenofobia, do desprezo, educar para a paz.

7-    A ética do gênero humano.

                         Individuo e sociedade, espécie formam a cidadania terrestre.

Todo desenvolvimento humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.

Estado e individuo, relação de controle mútuo, sociedade e individuo pela democracia e assim conceber a comunidade planetária.

  

 Contribuição de nossa amiga, mentora, parceira e incentivadora...

Maria Abadia Silva

www.ibssistemicas.com.br

https://interacaosistemica.blogspot.com


<